sábado, 26 de maio de 2012

A fome na África

A fome na Africa

A fome na Africa


A África é o continente mais pobre de todo o mundo, onde a grande maioria da população vive abaixo da linha da pobreza realmente a fome e a miséria são problemas que há muito tempo assola o povo africano.
Além disso, a mortalidade infantil é muito grande já que todos os anos centenas de crianças morrem de desnutrição, no entanto este é um problema que tem sido discutido por todo o mundo, que nos últimos tempos vem se mobilizando para encontrar soluções para este terrível problema.
A fome no continente africano não é causada pela falta de alimento, e sim porque a população não tem acesso a ele, pois como todos sabem, a renda está concentrada na mão de poucos.
A situação que se encontra no país parece nunca melhor o que parece mesmo é que a cada dia que passa a situação piora ainda mais, esta pobreza deve ser enfrentada já que uma pessoa que fica faminta o dia todo não consegue se sentir livre e feliz já que há fatores mais fortes que o impedem de ser realmente feliz.
No entanto é preciso conhecer quais as reais causas que levam essas milhares de pessoas, no qual vivem na subsistência dependendo da doação de outros países mais desenvolvidos e também de organizações mundiais para então conseguir os alimentos.
Sem contar na calamidade em relação à saúde publica no qual é possível ver crianças morrendo a todo instante, outras procurando o que comer, e as vagas nos leitos dos hospitais estão quase todas ocupadas em decorrência de outras pessoas que estão ocupando as mesmas.
Muitas delas dão entrada nos hospitais por causa da desnutrição já que não possuem uma renda fixa para que possam comprar os alimentos em quantidade necessária para que todos possam ser alimentados e com isso a mortalidade aumenta mais e mais, pois milhares de pessoas vivem em miséria total.
O que muito pensam é que se a produção agrícola fosse repartida em partes iguais não haveria fome já que a disponibilidade é de aproximadamente 2.800 Kcal por pessoa, mas como podemos perceber é que as contas não funcionam desta maneira.
Entretanto basta perceber que cerca de 80% das crianças com fome na África vivem em países onde há excedentes alimentares, ou até mesmo que 20% dos alimentos produzidos têm como destino a alimentação animal em decorrência disso muitas pessoas e famílias passam necessidades.
Sendo assim esses contextos devem ser analisados para que a fome e a miséria da África de ao menos uma amenizada já que não será totalmente resolvido o problema, mas o que esperamos é que as autoridades tomem alguma atitude em relação ao povo africano

Um comentário:

  1. Estamos esperando que as autoridades tomem alguma atitude em relação ao povo africano a séculos, devolvam a identidade, retirem a mancha da escravidão, é utópico pensar que todo o dinheiro do mundo não pagaria uma indenização digna a esse continente.

    ResponderExcluir