sexta-feira, 25 de maio de 2012

Continente Africano

Continente Africano

                                                                                                              Por Fernando Sirugi


A África é um grande continente, com pouco mais de 30 milhões de quilômetros quadrados. É cercada pelos oceanos Atlântico no oeste e Índico no leste, também é banhada pelos mares Mediterrâneo no norte e o mar Vermelho no nordeste.
É o único continente do mundo cortado por três importantes paralelos, o Equador e os trópicos de Câncer e de Capricórnio, apresentando grande diversidade climática e botânica. Seu extenso litoral, com mais de 27 mil quilômetros, é muito regular, com poucos recortes e ilhas.
A base geológica do relevo africano é muito antiga, o que explica as pequenas altitudes, é um dos mais baixos continentes do mundo, com uma altitude média de cerca de 350 metros. Predominam os planaltos. A hidrografia do continente é pobre, devido à presença de extensas áreas com climas áridos e semi-áridos. Destacam-se poucos rios de grandes extensões, dentre eles o Nilo é o mais importante, há numerosos rios temporários nas regiões áridas.
O clima do continente é bem diversificado e é determinado principalmente pelas baixas altitudes e pela predominância de baixas latitudes, as médias térmicas mantêm-se elevadas durante todo o ano, exceto nos extremos norte e sul, e nos picos das mais elevadas montanhas. Algumas correntes marítimas interferem no clima das áreas litorâneas.
Costuma-se dizer que a vegetação africana é um espelho do clima, já que as paisagens organizam-se e distribuem-se pelo espaço geográfico de forma muito parecida com os tipos climáticos. Partindo do Equador, encontramos a floresta equatorial, que ocupa a parte central do continente, é uma formação densa e diversificada, sempre verde, semelhante à Amazônia brasileira. Em seguida, vêm as savanas, compostas por arbustos e árvores de pequeno porte, as estepes ficam entre savanas e os desertos, são constituídas essencialmente por gramíneas e arbustos ressecados. Nos desertos, pode haver oásis onde se desenvolvem palmáceas, arbustos e gramíneas, e por último nos extremos do continente, há maquis e garrigues, são formadas por plantas xerófilas, gramíneas e arbustos.
O continente africano enfrenta alguns problemas ambientais, agravados pelo crescimento da população, pelo alto grau de pobreza e pela urbanização acelerada, o problema que mais se destaca é a escassez de água causada pela grande extensão de áreas com climas áridos e pela pobreza da hidrografia. Em quase todo continente africano é difícil obter água potável, isso é observado em locais de muita pobreza, aspecto que caracteriza quase todo o continente, em geral, a população tem acesso a água sem tratamento, mesmo nas grandes cidades, o que contribui para a disseminação de doenças.
Outro grave problema ambiental é o uso de técnicas agrícolas ultrapassadas, como as queimadas. A maior parte da população da África que pratica a pecuária e a agricultura de subsistência usam as queimadas para limpar os terrenos antes de plantar. Alem de destruírem os nutrientes do solo e seus microrganismos, as queimadas o ressacam, retirando sua umidade natural

3 comentários:

  1. África: Um olhar contemporâneo
    Em depoimento recente, o romancista angolano José Eduardo Agualusa declarou que "a dissimulação do passado obscurece o futuro". A mensagem do escritor sugere um modo de abordar seu continente de origem, a África, sobre o qual nenhuma palavra parece ser definitiva. É o que mostra reportagem desta semana de VEJA, que destaca a atuação da entidade Médicos Sem Fronteiras (MSF) em países como Moçambique - com a importante participação de profissionais de saúde brasileiros.

    O texto mostra o quadro dramático da Aids na África, com alto número de infectados - crianças, mulheres grávidas e adultos em plena fase produtiva - e as carências múltiplas do sistema de saúde de muitos países do continente. Ao mesmo tempo, percebe-se um sinal de avanço desses países, quando eles reconhecem os efeitos devastadores da doença e aceitam a ajuda internacional para controle, prevenção e diagnóstico.

    A reportagem permite um olhar contemporâneo sobre o berço da civilização, onde hoje também prosperam iniciativas e investimentos em meio a um quadro de agudos dramas sociais. E permite a você dar duas aulas que convidam os alunos à reflexão sobre o tema, ao mesmo tempo em que faz aprofundar conhecimentos geográficos sobre o continente africano.

    Texto 1 Adaptado para Plano de aula – Revista Nova Escola
    A África ocupou a agenda do Conselho de Segurança da ONU em 2008: impasses políticos no Zimbábue, na República Democrática do Congo e no Quênia; e conflitos armados na Somália e no Sudão. Isso trouxe de volta a imagem de continente inviável, com estados falidos, guerras civis, genocídios tribais e baixo desempenho econômico. Mas a África não é tão simples nem homogênea.

    Depois de 2001, sua economia ressurgiu. O crescimento médio, que era de 2,4% em 1990, chegou a 5,5% em 2008. Em países produtores de petróleo e minérios estratégicos, como Angola, Sudão e Mauritânia, as cifras foram ainda maiores. Hoje, a África é fronteira de expansão econômica e política da China e da Índia. EUA e União Européia - em especial, a Grã-Bretanha - não abandonaram suas posições estratégicas na região. Houve, em 2001, uma guinada na política africana dos EUA, agora voltada aos interesses energéticos no Chifre da África e Golfo da Guiné, e à criação de comando estratégico militar no nordeste africano. A Rússia assinou acordo econômico e militar com a Líbia e com a Nigéria sobre venda de armas e suprimento de gás para Europa, via o Saara e a Itália.
    Fonte: FIORI, José Luís. Provavelmente, Deus não é africano. Le Monde Diplomatique Brasil, 24/04/2008. Disponível em: http://diplo.uol.com.br/2008-04,a2365 (com adaptações)

    ResponderExcluir
  2. Na verdade este não é um comentário que foi postado no espaço errado.

    ResponderExcluir
  3. Ou seja, trata-se de um texto que foi publicado no lugar de um comentário.

    ResponderExcluir